As noites musicais do palco principal da Feira de São João 2019 vão estrear com a presença de Ana Moura e com a participação do grupo Resistência na iniciativa.
A Feira de S. João decorre entre os dias 21 e 30 de junho, no Rossio de São Brás. O tema escolhido é a candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027, um objetivo estratégico importante que a Câmara Municipal assumiu em conjunto com as principais instituições representativas da cidade e da região.
Continua a haver um espaço dedicado aos divertimentos, artesanato e produtos locais, comércio típico de feira, representação institucional e atividades económicas.
Este ano em consequência das obras de remodelação do palácio de D. Manuel o palco principal foi mudado para a zona de estacionamento junto à muralha, na entrada Oeste, mais especificamente a Avenida General Humberto Delgado.
O palco principal vai contar com variados concertos, com destaque para Ana Moura e o grupo Resistência. Ana Moura atua no dia 21, no primeiro serão da feira, e será a cabeça de cartaz da Feira de São João.
Para dia 22, está preparado um concerto de Esperanza Fernandez, uma artista espanhola que canta José Saramago na apresentação do seu disco “Mi voz en tu palabra” e no dia a seguir, dia 23, conta-se em palco com o grupo indie pop-rock Happy Mess que apresenta o mais recente disco “Dear Future”.
O terceiro dia, dia 24, conta com atuações do Encontro Regional de Etnografia e Folclore, organizado pela Fundação Inatel e para o dia 25 está preparada uma atuação de Pedro Mestre, que apresenta o mais recente trabalho discográfico “Mercado dos Amores” que marca 25 anos do seu percurso musical a “Cantar o Alentejo e Outros Cantes do Sul à Viola Campaniça”.
O artista com origens cabo-verdianas Dino d’Santiago fica responsável pela noite do dia 26 e concentra o talento na união dos tradicionais funaná, morna e batuku com o contemporâneo R&B e música eletrónica.
O dia 27 promete um concerto do histórico supergrupo Resistência que marcou os anos 1990 com os sucessos que lançaram e desde essa altura têm apresentado uma nova dinâmica. Atualmente a banda apresenta um grupo diverso, com destaques para Miguel Ângelo e Olavo na voz, bem como Tim na voz e na guitarra.
A 28 de junho o cantor eborense Pedro Calado apresenta o seu novo trabalho discográfico “O Cante do Fado” e no dia 29 estão em palco Mundo Segundo & Sam The Kid, dois dos mais históricos impulsionadores e intervenientes do hip hop português.
O palco principal é encerrado no dia 30 de junho com as atuações de Madrepaz, que apresenta um estilo a que eles próprios chamam de “pop xamânica” e Uxu Kalhus, um grupo de world music e fusão.