Em Dia Internacional dos Museus, que se assinala este sábado, 18 maio, foi inaugurada no Museu Militar de Elvas a exposição “Medicina Dentária – 100 anos ao serviço do Exército Português”.
De acordo com o sargento-chefe José Camponês, esta é uma exposição que contém uma série de peças usadas pelos dentistas, na frente de combate. “Esta exposição faz parte da temática da história do Serviço de Saúde Militar e a parte da medicina dentária era uma falta que tínhamos”, explica ainda.
Muitos dos instrumentos que se podem encontrar nesta exposição foram usados na Primeira Guerra Mundial, sendo que os mesmos permitiam que os militares não ficassem incapacitados por um “motivo tão simples como uma dor de dentes”.
Entre as peças presentes nesta exposição, José Camponês destaca uma cadeira fabricada em Londres, na década de 20, que tinha a capacidade de ser facilmente montada e desmontada, “permitindo aos dentistas ir à frente de combate e tratar os doentes”.
A exposição fica patente nas salas de Exposição Permanente do Museu Militar de Elvas, sendo que hoje, pode ser visitada, de forma gratuita, até às 18 horas.