Ministros da Agricultura e Ciência anunciam novidades em Dia do Agricultor

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, estiveram hoje em Elvas, a propósito das comemorações do Dia do Agricultor, no INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária -, num dia em que é anunciado que a cidade vai contar com uma estação nacional de estudo contra as alterações climáticas.

Luís Capoulas Santos lembra que as alterações climáticas são hoje uma “realidade incontornável”, pelo que é necessário fazer determinadas adaptações e “tentar reduzir, tanto quanto possível, as suas nefastas consequências”. O ministro lembra que a resposta, para que tal aconteça, passa pela ciência associada aos produtores, no sentido de serem identificados os problemas e que seja dada resposta aos mesmos.

Já o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, explica que só com mais conhecimento será possível produzir mais e melhor, estimulando o emprego jovem na área agrícola. O ministro lembra ainda que o INIAV está envolvido em três laboratórios colaborativos do país, para garantir precisamente que, com mais conhecimentos, os resultados obtidos, na produção agrícola, sejam os melhores.

“O Dia do Agricultor é uma mostra do trabalho de investigação e desenvolvimento que estamos a fazer no INIAV”, explica Nuno Canada, diretor do INIAV. Adianta ainda que, desta feita, estão associadas duas mensagens ao evento: uma está relacionada com a estação nacional, “que é um centro de estudos das alterações climáticas” e a outra é “um laboratório colaborativo para o combate às doenças das plantas”.

Cerca de 200 agricultores e produtores da região participaram neste Dia do Agricultor, que, para Benvindo Maçãs, diretor do polo de Elvas do INIAV, é sempre um dia especial, tendo em conta que, junto dos agricultores da região, se pensa nos desafios para o futuro.