Romaria da Senhora da Ventosa chegou ontem ao fim

Chegou ontem (domingo, dia 5) ao fim a romaria em honra de Nossa Senhora da Ventosa, no concelho de Elvas, depois de cinco dias de muito convívio, atividades para miúdos e graúdos e as tradicionais cerimónias religiosas.

João Charruadas, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, faz um balanço positivo de mais uma edição da romaria, ainda que assegure que os campistas foram menos que aqueles que, habitualmente, permanecem dia e noite junto à igreja da Ventosa. “Teve um resultado muito positivo”, assegura, ainda assim, tendo em conta o número de visitantes.

O evento, que foi desta feita organizado pela Junta de Freguesia, deverá voltar a sê-lo, no próximo ano. João Charruadas adianta que os moldes da romaria serão sempre os mesmos.

A Rádio Elvas esteve ainda à conversa com alguns dos participantes. Artur Martins, por exemplo, há 23 anos que não deixa de comparecer por estes dias na romaria. Aponta apenas a questão da falta de energia elétrica, junto à Igreja da Ventosa, como algo que poderia ser melhorado. Garante, contudo, que os mais jovens estão prontos a dar continuidade à tradição.

Já Alexandre, mais jovem que Artur, sente que as faixas etárias mais novas começam a afastar-se deste tipo de iniciativas. “Os mais novos deviam começar a pegar nisto, para a festa continuar”, explica.