Bombeiros de Elvas assinalam 90 anos (entrevista com audio)

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas assinala, nos próximos sábado e domingo, 4 e 5 de maio, os seus 90 anos de fundação.

Amadeu Martins, presidente da direção desta associação, refere que “a principal lacuna se prende com as condições das instalações do quartel de bombeiros”, uma vez que há necessidade de “dotar a sala de comunicações de equipamentos mais modernos e passar a secretaria para o piso inferior”.

No sábado, dia 4, as celebrações começam, às 10 horas, com um desfile apeado pelas principais ruas do centro histórico e ,às 10.30 horas, há um desfile motorizado.

As atividades terminam com um simulacro nas bombas de gasolina da fronteira do Caia, a partir das 14.30 horas.

No domingo, o programa começa com a receção às entidades convidadas, às 9 horas. Às 9.30 horas haverá um hastear das bandeiras e às 10 horas começa uma formatura na Praça da República. Para esta cerimónia, está preparada a imposição e a promoção de elementos do corpo de bombeiros e também uma homenagem às mães dos bombeiros.

Às 11 horas, realiza-se uma romagem ao cemitério de Elvas, para pôr flores no Monumento dos Bombeiros. Para as 12 horas, está agendada uma eucaristia na Igreja de Santa Luzia, em memória dos bombeiros e sócios já falecidos e também serão benzidas as novas viaturas.

As celebrações deste aniversário terminam com um almoço convívio nas instalações da associação, para as entidades convidadas, bombeiros e familiares.