Levantamentos 3D feitos em Montemor-o-Novo

A campanha da Global Digital Heritage, uma ONG (organização não governamental) americana, sem fins lucrativos, que se dedica ao levantamento digital 3D de património cultural numa perspetiva de salvaguarda digital, de potenciação das comunidades e de divulgação multimédia dos monumentos e sítios arqueológicos e patrimoniais, está a decorrer no Alentejo Central e Baixo Alentejo.

A Global Digital Heritage traz consigo tecnologia de ponta ao nível da digitalização e registo de património como laser scans, drones e câmaras 360º.

Em Montemor-o-Novo vão ser feitos levantamentos 3D na Anta Grande da Comenda da Igreja (Montemor-o-Novo); o Castelo de Montemor-o-Novo; a Gruta do Escoural (Montemor-o-Novo) e o Museu do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo.

Todos os dados obtidos durante a recolha da campanha da Global Digital Heritage serão públicos e os resultados preliminares serão apresentados ainda durante o mês de abril em conferência a anunciar em Évora.

A campanha da Global Digital Heritage em Portugal é fruto de uma parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Universidade de Évora, o Município de Évora, o Município de Montemor-o-Novo, o Município da Vidigueira, o Município de Arraiolos e o Município de Estremoz.