Ensino profissional acede ao ensino superior sem exames nacionais

Os alunos que terminem o ensino secundário através de cursos profissionais vão ter uma nova forma de acesso ao ensino superior, isto é, já não é necessário realizarem exames nacionais de acesso às Universidades, estes alunos vão ter é de cumprir os critérios definidos pela instituição.

Esta medida foi discutida na última segunda-feira no Conselho Coordenador do Ensino Superior e deverá ficar definida durante o decorrer do próximo mês, o objetivo é entrar em vigor já no próximo ano letivo.

Os alunos terão de concorrer através da modalidade do concurso local, o que já acontece no acesso a algumas licenciaturas do ensino superior, como é o caso das áreas artísticas, em que existem pré-requisitos para que um aluno possa ser aceite.

Esta medida surge como uma solução para o facto de os alunos do ensino profissional terem de se submeter a exames nacionais, tal como os alunos que ingressam em cursos de caráter geral no ensino secundário, que são sobre matérias que estes não abordam nas aulas.