PSP organiza operação ambiental Planeta Azul

A Polícia de Segurança Pública (PSP) organiza uma operação de proteção e preservação do ambiente com o nome Planeta Azul em todo o país, continente e ilhas, entre os dias 22 a 28 de abril.

A PSP encontra-se atenta às alterações climáticas que se intensificaram por intervenção humana com efeitos nefastos para a humanidade e para a vida em sociedade.

A ação desenvolvida sob a égide “Um por todos e todos pelo ambiente” está dividida em dois pilares essenciais: a proatividade e a fiscalização.

No campo da proatividade a PSP promove ações de sensibilização junto da comunidade escolar, de idosos e estabelecimentos comerciais através de polícias ligados ao Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade para prevenir comportamentos de risco ambientais.

Na área da fiscalização será feito um controlo pelas Brigadas de Proteção Ambiental (BriPA) com especial concentração na averiguação da correta gestão de resíduos poluentes, proteção de espécies protegidas de flora e fauna e emissões poluentes. Também há uma vertente ligada ao trânsito, com operações de fiscalização no âmbito do transporte de resíduos.