Para muitos elvenses, a Calle Menacho significa compras em Badajoz, mas Menacho é um nome com um significado maior do que a concorrida rua, repleta de lojas na vizinha cidade, agora parte da Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior.
Rafael Menacho y Tutlló, natural de Cadiz, foi o general espanhol que comandou as forças militares de defesa da cidade de Badajoz diante do exército francês de Napoleão e que faleceu em combate a 4 de março de 1811, há pouco mais de 208 anos. Badajoz estava sitiada há algumas semanas pelas tropas do Marechal Soult debaixo de fogo de artilharia francesa, resistindo com a determinação do General Rafael Menacho que junto à muralha foi vítima de uma bala de canhão.
A estátua de quase três metros de altura, agora implantada na avenida de Huelva, em Badajoz, é uma escultura de Salvador Amaya (na foto) que contou com a colaboração do pintor Augusto Ferrer Dalmau, numa iniciativa da Associação Cívica Cidade de Badajoz com o apoio do Ayuntamiento de Badajoz.
O alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso, tinha feito o anúncio da instalação da estátua de Manacho durante os actos celebração do 206º aniversario da morte do militar, realçando, na altura, a “importância para a cidade e os valores de heroísmo que representa” para Badajoz.