No próximo domingo, dia 14, celebra-se o Domingo de Ramos, que inicia a Semana Santa, semana em a igreja universal celebra os maiores acontecimentos da história da salvação.
É um domingo muito tradicional vivido pelos cristãos, que retrata a entrada de Jesus em Jerusalém, descrita como uma entrada triunfal em que as pessoas o aclamavam com ramos nas mãos. O padre José António Gonçalves explica que “desde esses tempos que os cristãos representam essa entrada com a simbologia dos ramos”.
O padre José António Gonçalves referiu que “no domingo de Ramos, todas as paróquias têm a Procissão de Ramos e a sua bênção; sendo que a maior procissão é a de Santa Luzia, às 11.30 horas; no Santuário do Senhor Jesus da Piedade, realiza-se antes das 9.30 horas; na Igreja do Salvador, antes da missa das 11 horas; e na Sé, haverá bênção de Ramos na Praça da República, antes das 18 horas”.
O Domingo de Ramos celebra-se em todas as paróquias antes da hora habitual da Eucaristia e marca, desta forma, o início da Semana Santa.