Instaladas barreiras para corujas em Montemor-o-Novo

O projeto LIFE LINES é uma das rubricas da Rádio ELVAS e também se trata de um dos projetos do qual a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo é parceira. No âmbito deste projeto, foram recentemente instaladas no concelho de Montemor, em vários pontos da EN114, que liga Montemor-o-Novo a Évora, barreiras para corujas.

As barreiras foram construídas com um desenho específico preparado para o efeito e têm rede e lona microperfurada para reduzir a mortalidade das corujas-do-mato, forçando-as a voar mais alto, por cima das redes, e evitar assim o atropelamento.

Durante os próximos meses decorrem os trabalhos de monitorização e a expectativa é que nos locais identificados como pontos negros da mortalidade para esta espécie, apareçam resultados que demonstrem a eficácia das barreiras na redução do número de corujas mortas.

Além desta decisão, a Infraestruturas de Portugal S.A., que também é parceira do projeto, promovou, à semelhança dos trabalhos realizados pela Câmara Municipal ao longo da Estrada Municipal 535, que liga Santiago do Escoural a São Cristóvão, a colocação de barreiras de anfíbios.

Estas tratam-se de decisões pioneiras em Portugal Continental que sendo aplicadas em várias locais do concelho de Montemor-o-Novo espelham a enorme riqueza e diversidade de espécies, sejam elas animais ou vegetais, que existem na área do concelho de Montemor-o-Novo que é relevante preservar.