Elvas comemora 101 anos da Batalha de La Lys (c/fotos e vídeo)

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes assinalou, esta manhã de terça-feira, o Dia do Combatente e os 101 anos da Batalha de La Lys.

As comemorações decorreram junto ao monumento do Combatente da I Grande Guerra, no jardim junto às Portas de São Vicente, em Elvas, numa cerimónia para relembrar os soldados que lutaram pelo país e as respetivas famílias.

O sargento-chefe João Baltazar, presidente do Núcleo de Combatentes de Elvas, referiu que “esta homenagem serve para não deixar esquecer os combatentes que estiveram na Batalha de La Lys”.

O coronel Joaquim Bucho, diretor do Museu Militar de Elvas, considera que “estas cerimónias são um testemunho de que os heróis que deixaram a vida pela nossa nação não estão esquecidos”.

Tiago Afonso, vereador da Câmara Municipal de Elvas, referiu que “todos os anos se lembra a memória dos combatentes na Batalha de La Lys” e que “não devemos esquecer quem tanto lutou pela nossa pátria”

O dia 9 de Abril de 1918 foi um dos dias mais sangrentos dos confrontos, em que esteve envolvido o Corpo Expedicionário do Exercito Português, na Primeira Guerra Mundial.

Estima-se que nesta batalha tenham morrido mais de 1300 soldados e mais de quatro mil tenham ficado feridos.