Realizou-se hoje, quarta-feira dia 3, na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, uma sessão de esclarecimento e prevenção para os alunos que vão em viagem de finalistas para Espanha.
A sessão contou com a colaboração da Polícia espanhola e da Polícia portuguesa, para indicar aos alunos quais os cuidados e as precauções a ter nesta viagem.
Os oficiais da polícia explicaram que esta sessão não era só dirigida aos alunos que iam em viagem de finalistas, mas também para aqueles que viajassem para Espanha no futuro.
A subdiretora do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, Fernanda Claro, referiu que a sessão tratou de um “alerta para os perigos que esperam os alunos” e agradeceu à polícia espanhola e à polícia portuguesa por esta sessão visto que permite “aos alunos estar mais seguros”.
O sub-comissário da Esquadra de Elvas, David Gomes, explicou que o objetivo da sessão era “sensibilizar os jovens portugueses para a legislação criminal em vigor em Espanha”, para que “as viagens corram de forma segura” e evitem “problemas de índole criminal”.
Cristina Antonia Reyes, representou a secção do Cuerpo Nacional de Policia de Badajoz, indicou que “os alunos devem levar documentação sempre”, apontou alguns dos “erros que os alunos não devem fazer”, como é exemplo desrespeitar a polícia, e ainda aconselhou os jovens a ter “os objetos pessoais sempre à vista” e a “proteger o bolso ou carteira”, sobretudo em “transportes públicos e grandes aglomerações”.
Os alunos partem este fim-de-semana para as viagens de finalistas e as férias da Páscoa começam na segunda-feira, dia 8.