Agrupamento nº 3 de Elvas dotado de Desfibrilhador Operacional

A Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, possui, a partir de hoje, segunda-feira 1 de abril, um Desfibrilhador Operacional Conectado DOC, com ligação direta à Cruz Vermelha.

Fátima Pinto, diretora do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, explica que “este projeto surge pela vontade do estabelecimento ser sempre inovador. Nós já tínhamos este equipamento mas a partir de hoje fica pronto a funcionar. Adquirimos um para a secundária de Elvas e outro para a escola de Vila Boim e fizemos com que alguns dos nossos professores e funcionários tirassem formação base para trabalhar com ele”.

Miguel Martins, responsável pela implementação do desfibrilhador DOC em Portugal, explicou-nos que “este desfibrilhador despoleta um alerta a partir do momento em que é retirado da caixa e dá, a quem o utiliza, algumas dicas para socorrer a vitima”.

O Desfibrilhador Operacional Conectado é o único desfibrilhador inteligente no mercado, sendo o único que incorpora monitorização remota 24 horas por dia, serviço exclusivo de teleassistência com a Cruz Vermelha Portuguesa, chamada automática para os serviços de emergência e geolocalização, via GPS, do local exato da vítima.