Delta Cafés apoia exposição de gravuras de Nelson Mandela

Reafirmando a sua ligação às artes e proporcionando uma nova experiência cultural e de lazer, a Delta Cafés apoia a exposição House of Mandela Art, uma montra de obras de arte da autoria do carismático líder sul-africano Nelson Mandela, que estará patente na vila alentejana de Evoramonte, de 2 de abril a 2 de junho. A inauguração da exposição tem lugar a 9 de Abril.

Pela primeira vez em Portugal, esta exposição apresenta um conjunto de criações, 36 gravuras, datadas de 2001 a 2005 e que espelham a conhecida história da vida do líder político sul-africano.

Constituída por duas séries de desenhos e pinturas, a Série Luta e a Série Ilha Robben , a exposição irá estar patente em diversos locais da aldeia alentejana.

A Torre/Paço, no castelo, a galeria de arte Silveirinha, no primeiro piso dos antigos Paços do Concelho, a loja de artesanato Celeiro Comum, as instalações da empresa de animação turística e cultural Andar a Monte, e o alojamento local The Place at Evoramonte, são os cincos locais escolhidos, de curta distância entre si, para receber esta coletânea de trabalhos de Nelson Mandela. As 36 imagens expostas tratam-se de gravuras, algumas delas assinadas, da coleção da fundação House of Mandela Art.

 Na Torre/Paço estarão expostas as primeiras obras, a Série Luta (Struggle Series), constituída por cinco desenhos que sintetizam a história da vida de Nelson Mandela: “o Punho Cerrado, que representa os anos de luta; a Prisão, as suas mãos atadas que simbolizam o seu encarceramento durante 27 anos, a Liberdade, o partir os grilhões; a Unidade, Nelson Mandela não se limitou a unir a sua nação e continente, tendo estendido a sua mão de amizade a todo o mundo; e a Mão, a sua mão estendida na direção da mão de uma criança,  refletindo a sua crença nos mais jovens”.

A Série Ilha Robben é uma série de gravuras que evocam o tempo que o líder sul-africano passou em Robben Island, onde regressou para melhor capturar a sua essência, o que fez através do seu estilo singular, usando cores garridas, numa série de trabalhos intitulados: “A cela, A janela, A igreja, O farol e O porto”. Nelson Mandela escreveu também sobre a motivação subjacente a estas obras.

House of Mandela Art convidou ainda dois artistas nacionais, de diferentes gerações, para participarem nas séries “Unity”, que resultam da interpretação da Série Luta por diversos artistas, e que irão desenvolver ao vivo no Castelo, nos fins de semana do período da exposição, as suas criações tendo por base o conjunto de desenhos. As gravuras serão assinadas pelos próprios e colocadas à venda no site Nelson Mandela Art. As receitas serão partilhadas entre o artista e a Nelson Mandela Art Charity.

Com esta iniciativa, a Delta Cafés reforça a sua ligação à cultura e às artes e alia-se à Junta de Freguesia de Evoramonte e à fundação House of Mandela Art para atrair visitantes para esta região do Alentejo. Esta é mais uma razão para visitar Évora, uma referência incontornável no roteiro turístico e partir à descoberta do Alentejo.