Mocinha e Rondão em confronto em reunião da Câmara de Elvas

Na reunião do executivo camarário de Elvas realizada esta manhã de quarta-feira dia 27, durante o período antes da ordem do dia, verificou-se um confronto verbal entre o presidente Nuno Mocinha e o líder da oposição Rondão Almeida.

Mocinha acusou Rondão por este ter, alegadamente, feito as queixas anónimas que deram origem à reportagem do programa da RTP Sexta às 9. Rondão Almeida negou a acusação e, após acesa troca de palavras, abandonou a reunião.

Noutro ponto, antes da ordem de trabalhos, a vereadora Anabela Cartas levantou a questão da retirada dos pinos em frente à igreja da Sé, na Praça da República, pois considera que eles evitavam o estacionamento abusivo. A vereadora do Movimento Cívico por Elvas também levantou uma questão sobre o comportamento de um funcionário camarário na rede social Facebook. Foi-lhe dada a resposta que o dito funcionário não estava a trabalhar e, por isso, as regras de conduta não se lhe aplicam. Por último, Anabela Cartas questionou o porquê da diferença de financiamento entre as várias associações da cidade, ao que o presidente da Câmara Municipal de Elvas esclareceu ter a ver com as diferentes atividades desenvolvidas por cada associação.

Estiveram dois munícipes presentes com problemas em relação às suas habitações. Um dos problemas era devido a excesso de ruído por parte do estabelecimento no rés-do-chão do edifício onde reside, queixa que já tinha dirigido à câmara e à PSP, mas o assunto não ficou resolvido; o executivo comprometeu-se em lidar com o assunto em breve. Outro dos munícipes presentes, que reside numa habitação camarária, falou sobre o problema de infiltração que tem na sua residência desde o inverno que ainda não foi resolvido; o executivo explicou que a demora se deve à quantidade de queixas que têm dessas habitações que resulta numa falta de capacidade de responder de forma rápida aos problemas.

A reunião da Câmara de Elvas desta quarta-feira teve um confronto entre Mocinha e Rondão por causa do programa da RTP Sexta às 9 e definiu, entre outros pontos, que a Semana da Juventude se realiza de 16 a 18 de maio. O vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Cláudio Carapuça, considera que a Semana da Juventude e Académica de Elvas de 2019 vai ser um sucesso.