Caminheiros de Redondo visitam fortificações de Elvas

Fotos: Blog Moisés Cayetano Rosado

Os Caminheiros da Casa do Povo de Freixo, no concelho de Redondo, realizaram uma caminhada pelas fortificações de Elvas.

Foi uma caminhada de cerca de nove quilómetros e contou com mais de 60 pessoas, na manhã de sábado, 16 de março.

A caminhada iniciou-se no Forte de Santa Luzia, percorrendo um quilómetro até às Portas de Olivença da Praça Forte, até aos fossos a partir da Porta de São Vicente, seguindo em direção ao jardim das Laranjeiras, passando pela Porta da Esquina até ao Mercado Municipal. Os caminheiros dirigiram-se depois ao Aqueduto das Amoreiras e passaram pelo Fortim de São Domingos.

Moisés Caytano Rosado referiu no seu blog que “é de admirar a limpeza, os caminhos de terra dos fossos e os caminhos cobertos, passeios e escarpas, e a extraordinária grandeza dos baluartes; evidenciou também a beleza das três portas principais e a perfeição geométrica, bem como vestígios muçulmanos e fernandinos, que preservam a autenticidade das fortificações abaluartadas”. “A imensidão da paisagem compensou a caminhada realizada”.

Anualmente, milhares de pessoas visitam a cidade de Elvas, bem como as suas fortificações abaluartas, reconhecidas pela UNESCO como Património Mundial, em 2012.