O Museu de Arte Contemporânea de Elvas recebeu, na manhã de sábado, dia 16, a iniciativa “Fronteiras que Unem”, uma organização da Juventude Socialista e que juntou dezenas de jovens do Alto Alentejo e Estremadura espanhola.
Tiago Teotónio Pereira, candidato do Partido Socialista às Eleições Europeias, abriu a iniciativa “Fronteiras que Unem”, onde abordou alguns dos temas em destaque nestas eleições europeias, como a sociedade digital, as políticas de coesão, as alterações climáticas e o modelo de governação da União Europeia.
A sessão de boas-vindas esteve a cargo de Bruno Mocinha, presidente da Concelhia da JS de Elvas, e do seu homólogo de Badajoz, António Contreras.
Em comunicado, o candidato referiu que “a União Europeia tem de estar ao serviço dos cidadãos, dos cidadãos do Alentejo e da Estremadura. Temos de afirmar que o Alto Alentejo também é Europa e que a partir daqui podemos construir um projeto para o futuro”.
O encontro contou a presenças dos secretários-gerais da Juventude Socialista, Maria Begonha e das Juventudes Socialistas de Espanha, Omar Anguita, que no painel “O Socialismo e a Europa” debateram os temas do populismo e da ameaça aos valores fundadores da União Europeia.
No final e após a dinâmica das mesas de debate, subordinadas aos temas dos desafios da Europa e cooperação transfronteiriça, Eduardo Alves, presidente da Federação da JS, e Juan Antonio Morales, secretário-geral da Federação Extremenha de Juventudes Socialistas, encerraram os trabalhos.