Geminação entre Vila Viçosa e de Coria del Rio

A Câmara Municipal de Vila Viçosa tem prestado uma atenção particular à geminação entre municípios, vendo nesta forma de cooperação uma relação direta, com vista ao estabelecimento de relações internacionais mais vivas e participativas.

Desta forma, no passado dia 10, teve lugar a cerimónia oficial de geminação entre o município de Vila Viçosa e município de Coria del Rio (Espanha).

Na base desta geminação encontram-se, entre outras motivações, fortes vínculos relacionados com a história das relações dos dois Municípios com o Japão, nos séculos XVI e XVII, assim como as suas origens ibéricas, reforçadas pela proximidade geográfica.

Integraram a Mesa da Cerimónia, Manuel João Fontainhas Condenado, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Rui José Alegrias Bilro, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Viçosa, e Modesto González Márquez, Presidente da Câmara Municipal de Coria del Río.

No Cine-Teatro Florbela Espanca, decorreu a inauguração e visita à exposição “El r@stro del samurai”, da autoria do coriano Alexandre Sosa, tendo como tema central os antecedentes da importante transcendência do apelido “Japón” na cidade de Coria del Río. Seguiu-se a conferência sobre as relações de Vila Viçosa e de Coria del Rio com o Japão.

As visitas das embaixadas japonesas a Vila Viçosa e a Coria del Río representam um salto civilizacional, um claro exemplo de universalidade e uma nova via aberta na teia de relações entre a cultura dos dois Municípios ibéricos e a nipónica. No Salão Rosa do Alentejo Marmòris Hotel & Spa a decorreu a atuação da Escola de Baile Flamenco Vanessa Biscoito de Coria del Rio.

A completar o programa musical, a música tradicional e popular portuguesa esteve em destaque com a subida ao palco do Coro da “Universidade” Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa. A parte final do programa serviu para um intercâmbio gastronómico que permitiu um momento de aproximação e de convívio entre todos os participantes neste evento.