Futebolista elvense Henrique Sereno despede-se dos relvados

O futebolista elvense Henrique Sereno Fonseca encerrou  a sua carreira de futebolista profissional, ao longo da qual conquistou três títulos de campeão nacional, uma Liga Europa, uma Taça de Portugal e duas Supertaças, tendo vestido a camisola da Selecção Nacional A na qualificação para o Mundial do Brasil 2014.

Sereno fez a sua formação em Elvas, primeiro nos Elvenses e depois em O Elvas, onde jogou uma temporada nos seniores, despertando o interesse do Vitória de Guimarães em 2005.

Rodou no Famalicão e depois foi promovido à equipa principal do V. Guimarães, tendo regressado à Cidade-Berço onde foi titular a defesa-central, tendo após cobiça de vários clubes rumado futebol espanhol, nas fileiras do Valladolid.

As primeiras conquistas surgiram no regresso a Portugal, com o FC Porto de André Villas-Boas, em 2010/11: Sereno sagrou-se campeão nacional, vencedor da Liga Europa, da Taça de Portugal e da Supertaça. Cedido pelos “dragões”, rumou à Bundesliga para representar o histórico Colónia, antes de voltar a Valladolid.

De Espanha transferiu-se para a Turquia, com o Kayserispor, onde venceu o campeonato da LigaA 2014/15. O futebolista elvense voltou à Alemanha para defender as cores do Mainz, após o que aceitou o desafio do futebol da Índia. No Atlético de Calcutá (satélite do Atlético Madrid) sagrou-se campeão antes de voltar a Espanha (Almeria) para fechar o ciclo de duas décadas no Chennaiyin FC, onde voltou a ser campeão, capitão e um dos jogadores mais respeitados da SuperLiga indiana.

Henrique Sereno Fonseca levou sempre bem alto o nome de Elvas e tendo realizado uma carreira de elevado nível, terminou a sua carreira no passado mês de Janeiro de 2019. Felicidade Henrique!