A X Mostra Gastronómica Peixe do Rio começa hoje no Alandroal.
Durante dois fins-de-semana, entre hoje e dia 10 e entre 15 e 17 de março, os restaurantes do município servem pratos como Caldeta de Barbo, Lúcio grelhado com molho de peojo, Arroz de Lampreia e Açorda de Sável. São 15 restaurantes e seis cafés aderentes por todo o concelho. O presidente da Câmara Municipal do Alandroal, João Grilo, afirma que a mostra “já é o principal meio da divulgação do concelho”.
A mostra conta com a colaboração do chefe de cozinha José Júlio Vintém e tem como objetivo a valorização dos recursos e a dinamização da atividade económica. Para além da comida, a mostra traz atividades ao concelho. Entre elas, estão passeios pedestres, provas desportivas, concertos, tertúlias e uma conferência.
O evento tem uma componente solidária. A receita da venda de ervas aromáticas de produção local, em todos os locais aderentes e no comércio local, reverte para uma IPSS do concelho para o apoio às crianças institucionalizadas. O município anunciou também que o evento não vai usar plásticos descartáveis.
A Feira de Produtos Locais decorre em simultâneo com a mostra, no interior do castelo, onde para além dos pratos de peixe, é possível provar vinhos do Guadiana, ervas aromáticas, mel, pão, queijos e enchidos da região.
A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal do Alandroal, do Turismo do Alentejo e da Nobre Confraria do Melhor Peixe do Mundo.