Os municípios portugueses do Grande Lago Alqueva vão contar com sinalética turística inteligente, no âmbito do programa Valorizar o Turismo do Interior.
Este projeto vai beneficiar as autarquias portuguesas que integram a ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva, nomeadamente Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Alandroal, Viana do Alentejo, Barrancos, Serpa, Moura, Portel e Mourão.
O sistema é baseado numa nova tecnologia com dispositivos eletrónicos denominados “beacons”, semelhantes aos instalados no Forte da Graça, em Elvas.
Estes dispositivos serão colocados nos postos de turismo e nas placas de sinalização turística pedonal e vão fornecer informação atualizada aos turistas para os smartphones com sistemas operativos Android e IOS, após descarregarem uma aplicação.
Em causa está um investimento de 321 mil euros cofinanciado a 90 por cento pelo Turismo de Portugal.