A Escola Secundária D. Sancho II de Elvas baixou a sua média, de 9.73 para 9.45 descendo no Ranking das escolas divulgado no passado fim de semana passando do lugar 429 em 2017, para a posição 481 em 2018.
No entanto, para Fátima Pinto, diretora do estabelecimento de ensino, “não se pode ter mais alunos com a escolaridade mínima obrigatória e médias muito elevadas. O cobertor é curto. Se nós queremos que o aluno tire a escolaridade obrigatória e seja certificado com o 12º ano, é evidente que os resultados dos exames se vão refletir nisso mesmo. Se nós melhoramos a aprendizagem interna, sacrificámos os rankings e os resultados”.
Fátima Pinto garante que “é necessário conhecer a realidade da cidade e perceber os objetivos em relação aos jovens”.
“Se olharmos para as estatísticas com outros olhos, vimos que este ano 90 por cento dos alunos entraram no ensino superior”, sublinhou.
Para Diogo Inácio, presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Sancho II, “estes resultados não dizem nada sobre as condições da escola” assim como Leonor Alfacinha que considera que “esta escola dá todas as condições para que qualquer aluno possa ter um futuro garantido”.