O projeto “Velhos São os Trapos”, da Associação ARKUS, foi apresentado em Elvas na manhã desta terça-feira, dia 19. O projeto é dedicado aos idosos, onde jovens e seniores vão cooperar através de atividades de expressão plástica, de interatividade e de cooperação.
Raquel Pirota, membro da ARKUS, refere que este projeto tem atividades a nível motor e a nível cognitivo para dinamizar os utentes dos lares, promovendo uma interação entre jovens e seniores.
Através desta iniciativa, vai ser feita uma recolha de tradições de património oral e tradicional, segundo Carlos Beirão, presidente da ARKUS.
António Pereira, do Lar Júlio Alcântara Botelho, considera que estas atividades são uma “mais-valia” para os utentes da instituição.
Maria Vicente, animadora sociocultural do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, afirma que este é um projeto “enriquecedor”.
Ana Candeias, diretora técnica da Associação de Assistência de Vila Boim, refere que a equipa de animação sociocultural fica reforçada.
Já Maria Teresa Franco, do Lar de Vila Fernando, enaltece esta iniciativa, que vem ajudar a instituição na parte da animação.
O projeto engloba o Lar de Vila Fernando, Associação de Assistência de Vila Boim, Lar da FundaçãoAntónio Gonçalves, Lar Júlio Alcântara Botelho e o Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa.
Estão envolvidos cinco elementos da ARKUS e duas animadoras socioculturais, estas dedicando-se a tempo inteiro a este projeto, sendo que mais lares já se mostraram interessados em aderir a esta iniciativa.