O Alentejo é única região portuguesa no programa RegHub

O Alentejo é a única região portuguesa no lote de 20 regiões europeias selecionadas pelo Comité das Regiões para o programa RegHub, visando a implementação de políticas públicas europeias através de redes de dimensão regional.

O objectivo passa por “valorizar a importância das redes regionais de parceiros, a sua relevância na governança regional e o seu impacto na implementação de políticas públicas de dimensão europeia”.

O Comité das Regiões Europeu é uma instituição europeia composta por representantes eleitos de autoridades regionais e locais dos países da UE, proporcionando um espaço de partilha de opiniões sobre a legislação europeia com impacto directo nas regiões e nas cidades.

Através do Comité das Regiões, as regiões e as cidades têm “voz ativa no processo legislativo europeu, garantindo esta instância que os interesses e as necessidades das autoridades regionais e locais são devidamente considerados”.

A Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo promoveu a eleição do Alentejo como região europeia piloto no quadro do programa RegHub, contando para o efeito com a colaboração dos seus acionistas, que emitiram inúmeras cartas de suporte, “confirmando assim a sua participação nas redes regionais de governo relevantes para a implementação de políticas públicas alinhadas com as estratégias europeias”.