A DECO Alentejo lança este mês de março, em que se assinala o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor- o SOS consumidor.
A iniciativa integra o programa de proximidade da Guarda Nacional Republicana e põe em marcha um roadshow pelas zonas rurais da Região Alentejo, que passará pelos locais mais isolados, como pequenas aldeias e montes alentejanos.
A ação compreende também a entrega de um Kit SOS Consumidor com materiais informativos sobre prevenção de burlas, cuidados a ter com a celebração de contratos, como atuar em caso de vendas agressivas, entre outras. Para além da articulação com as Câmaras Municipais, através de protocolos já existentes, as Juntas de Freguesia também serão parceiras privilegiadas pelo carácter de proximidade e fiabilidade que desempenham junto das comunidades.
No ano 2018, registaram-se 130 situações de burla no distrito de Évora, tendo a DECO Alentejo prestado apoio a cerca de 250 consumidores da região do Alentejo, lesados por casos de burla, vendas agressivas e publicidade enganosa.
Segundo dados recolhidos nos censos séniores 2018, existem quase dez mil idosos a viver sozinhos ou isolados na região do Alentejo, sem acesso à informação sobre os seus direitos, o que tona esta população mais vulnerável às situações denunciadas.
A DECO Alentejo apresenta uma grande preocupação com esta realidade dos idosos alentejanos que se sentem fragilizados para reagir perante vendas forçadas de bens ou serviços, que por vezes não conseguem evitar, e muitas vezes nem compreendem.