Atividade Operacional do Comando Territorial de Portalegre

O Comando Territorial de Portalegre realizou um conjunto de operações, na semana de 28 de janeiro a 3 de fevereiro, no distrito de Portalegre. As operações tiveram como objetivo a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.

Foram registadas 14 detenções em flagrante delito, destacando-se oito por condução sob o efeito do álcool; dois por condução sem habilitação legal; um por detenção de arma proibida; e um por tráfico de estupefacientes. Registaram-se seis apreensões, de uma arma de fogo, um livrete de manifesto de arma, uma carta de caçador, um chamariz eletrónico, uma coluna de ultrassom e 85 cartuchos calibre 12 mm.

Foram detidas 14 pessoas em flagrante delito, destacando-se oito por condução sob o efeito de álcool, um por crime relacionado com a atividade da caça; dois por condução sem habilitação legal; um por detenção de arma proibida; e um por tráfico de estupefacientes. A nível de fiscalização em geral registaram-se 18 autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.

Relativamente a operações de fiscalização de trânsito, foram detetadas 211 infrações, com destaque para 12 infrações por excesso de velocidade; doze por falta de cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; 10 por deficiência ou ausência de iluminação, e nove por falta de inspeção periódica obrigatória.

Registaram-se ainda nove acidentes, dos quais resultaram duas vítimas mortais e um ferido leve.

O Comando Territorial de Portalegre realizou várias ações de sensibilização, 27  no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 733 pessoas entre crianças, pais e educadores; 26 no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 379 idosos; 18 no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 103 comerciantes.