Chuva e vento para os próximos dias agrava estado do tempo

É esperado um agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Existe possibilidade de formação de fenómenos extremos de vento e agravamento da agitação marítima.

Hoje prevê-se precipitação mais significativa até ao final da manhã nas regiões Norte e Centro, que pode ser acompanhada de trovoada e granizo. Vai também haver agravamento da intensidade do vento, que será mais significativo no litoral e nas terras altas.

O IPMA alerta ainda para os perigos que podem ocorrer, nomeadamente piso rodoviário escorregadio, formação de lençóis de água e gelo, possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, danos em estruturas montadas ou suspensas e possibilidade de queda de ramos ou árvores.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil recomenda que sejam tomadas algumas medidas de segurança, como garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais, adotar uma condução defensiva, garantir uma adequada fixação de estruturas soltas e ter especial cuidado na circulação junto a zonas arborizadas.