Projeto “I Love Elvas” ganhou prémio da Fundação Ilídio Pinho

O projeto I Love Elvas (Eu amo Elvas), desenvolvido pelos alunos do 4ºB da EB1 da Boa-Fé, do ano letivo passado, recebeu o terceiro da 15ª Edição Nacional do prémio Fundação Ilídio Pinho.

A ideia surgiu quando os alunos começaram a estudar os monumentos de Elvas e repararam que as placas descritivas dos monumentos tinham palavras muito elaboradas para as crianças. Os alunos pesquisaram informação e simplificaram os termos, disponibilizando os seus textos numa aplicação QR, como refere Maria Antónia Sousa, professora responsável pelo projeto.

Os alunos com necessidades educativas especiais integraram este projeto, o que lhes permitiu uma aprendizagem integrada e dinâmica, de acordo com a professora Isabel Oliveira.

Os diálogos do projeto foram traduzidos para espanhol, inglês e linguagem SPC, uma linguagem com símbolos e que permite o acesso a todos à aplicação desenvolvida. Para as professoras, o prémio atribuído pela Fundação Ilídio Pinho é muito gratificante para os alunos e reconhece o trabalho que fizeram pela cidade de Elvas.

O projeto “I Love Elvas” aborda a história de diversos monumentos da cidade, desde o Castelo até a Sé, de forma simples e dinâmica, atraindo também mais turistas a Elvas.

Pode ouvir aqui a entrevista completa às professoras Maria Antónia Sousa e Isabel Oliveira: