Conferência Adelaide Cabete-um exemplo de cidadania, decorreu hoje

A conferência com o tema “Adelaide Cabete, um exemplo de cidadania”, decorreu hoje, na Biblioteca Municipal Dra Elsa Grilo.

A conferência teve por base a coleção de livros infantis “As Mulheres e a República”, que é constituída por seis volumes e retrata a história de seis mulheres com vidas diferentes, mas que lutaram por causas sociais semelhantes, como é o caso da elvense Adelaide Cabete.

O segundo volume da coleção “Nas asas da determinação” é dedicado a Adelaide Cabete, elvense, que era filha de trabalhadores rurais, no entanto, apesar das dificuldades, aprendeu a ler e escrever de forma autodidata. Para Rosabela Afonso, autora dos livros,  a “vida de Adelaide Cabete é um exemplo para os jovens, é alguém que os jovens devem admirar”.

A conferência contou com a apresentação por parte do vereador da Câmara Municipal de Elvas, Sérgio Ventura, que referiu que “é sempre bom recordar uma grande elvense, que faz parte da história do concelho”.

Rosabela Afonso visitou hoje em três escolas do concelho de Elvas, para dar a conhecer a vida de Adelaide Cabete, elvense que será tema de trabalhos a realizar nas escolas.