Conheça os orçamentos de seis municípios alentejanos

A Rádio ELVAS apresenta os orçamentos, para o ano em curso, de seis municípios alentejanos: Elvas, Campo Maior, Portalegre, Montemor-o-Novo, Mora e Arraiolos.

A Câmara Municipal de Elvas vai ter um orçamento a rondar os 20 milhões de euros, em 2019. Nuno Mocinha, presidente da câmara, referiu que o orçamento “é marcado por dois fatores: o aumento do custo com pessoal e o investimento feito pela autarquia”.

Em Campo Maior, o Orçamento Municipal para 2019 ronda os 13 milhões e 200 mil euros e vai englobar vários projetos. Nos planos do executivo campomaiorense estão “a segunda parte da obra da requalificação das muralhas, o Museu das Festas do Povo, a criação de um espaço de arte, a obra de recuperação de Ouguela e o Centro de Inteligência Competitiva”, como refere Ricardo Pinheiro,  presidente da Câmara  de Campo Maior. Além destes projetos, o município quer continuar a apostar nos apoios sociais e na área cultural de Campo Maior.

Em Portalegre, o executivo viu o seu orçamento, “a rondar os 19 milhões de euros, ser chumbado pela Assembleia Municipal de Portalegre”, segundo Adelaide Teixeira, presidente da câmara municipal. O executivo autárquico já aprovou o orçamento dos Serviços Municipalizados de Águas e Transportes (SMAT), num valor de cerca de 5,6 milhões de euros e prepara agora um novo orçamento para apresentar em fevereiro.

No caso de Montemor-o-Novo, este concelho  vai ter um orçamento de 26 milhões de euros e enquadra a estratégia para desenvolvimento local, bem como as principais ações inscritas no Plano de Atividades Municipal. Hortênsia Menino, presidente da câmara, destaca algumas das medidas aprovadas como é o caso “da obra do Mercado Municipal”. “A recuperação de um antigo convento e do centro cultural de Arronches, bem como o início da segunda fase do Ninho de Empresas e construção de habitações sociais nas freguesias de Esperança e Mosteiros são alguns dos principais projetos incluídos nos 6 milhões e 80 mil euros do orçamento municipal de Arronches”, segundo a presidente da Câmara de Arronches Fermelinda Carvalho.

A Câmara Municipal de Mora e a Assembleia Municipal aprovaram,  por maioria, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2019, ao qual corresponde um montante de cerca de 11 milhões de euros. Luís Simão de Matos, presidente da câmara de Mora, refere  que “a renovação da frota da Câmara Municipal é uma das prioridades bem como a construção de uma nova Oficina da Criança”.

O concelho de Arraiolos conta este ano com um orçamento de cerca de 11.9 milhões de euros, o que representa “um aumento de cerca de um milhão de euros, relativamente ao valor de 2018”, conforme referiu Sílvia Pinto, presidente da câmara municipal de Arraiolos. A acessibilidade, a mobilidade e a segurança na área do concelho e a qualificação do espaço público municipal, que passa pela reabilitação/requalificação urbana e o desenvolvimento de projetos em parceria com outras entidades de forma a aproveitar as sinergias que possam potenciar o desenvolvimento local e regional, são grandes objetivos da autarquia de Arraiolos.