A Câmara Municipal de Elvas aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pela morte de Joaquim Bastinhas. A deliberação foi tomada no decurso da reunião da manhã desta quarta-feira, dia 9.
No documento, pode ler-se que Bastinhas “teve uma carreira de cavaleiro tauromáquico durante 50 anos, 35 dos quais como profissional, em que os níveis de popularidade e aceitação do público estiveram sempre em plano muito elevado”.
Para a autarquia, o número de pessoas que compareceram às cerimónias fúnebres demonstra o carinho que as pessoas nutriam pelo cavaleiro elvense. A câmara considera que Joaquim Bastinhas “foi um grande entusiasta da funcionalidade tauromáquica do Coliseu, tendo doado trajes de cavaleiro para a decoração do salão VIP”. Foi no Coliseu que Joaquim Bastinhas toureou o último touro e cravou o último par de bandarilhas, a 22 de setembro do ano passado.
A autarquia elvense, aprovou este voto de pesar considerando o que Joaquim Bastinhas “fez na sua brilhante carreira, pelo trato de simpatia e cordialidade que dispensou a inúmeros elvenses e pelo que representou como grande bandeira de Elvas no mundo do espetáculo”.