Vasto programa de comemorações do 14 de janeiro

A Câmara de Elvas organizou um vasto programa para assinalar os 360 anos da Batalha das Linhas de Elvas durante o mês de janeiro, muitas delas no Cine-Teatro de Elvas

As atividades começam sábado, 5 de Janeiro, com o concerto de Nanã Sousa Dias, no Art Fest Patrimónios, a partir das nove e meia da noite, no Cine-Teatro Municipal de Elvas.

Na sexta-feira, dia 11, realiza-se o espetáculo de João Tenreiro e Paulina Mirão, “Faias do Passado”, às 21.30 h no Cine-Teatro.

A coletânea artística “Elvas à Vista” da autoria de Graça Amiguinho, entre 42 autores, e artistas convidados tem a sua apresentação no, dia 12, sábado, às 16h, no Cine-Teatro Municipal.

O Art Fest Patrimónios prossegue no domingo dia 13 de janeiro, às quatro da tarde, com a estreia, do documentário gravado em Elvas, “CELLULA”, de Luís Godinho, no Auditório São Mateus.

No dia da Batalha das Linhas de Elvas, segunda-feira, dia 14 de janeiro, por isso feriado municipal, as comemorações tem início às 9.30 horas, com o hastear das bandeiras, na Rua Isabel Maria Picão, nos Paços do Concelho, com a Banda 14 de Janeiro.

De seguida, às 10 da manhã, junto ao Padrão no Sítio dos Murtais, realiza-se a romagem comemorativa ao local da Batalha das Linhas de Elvas, com a homenagem aos mortos em combate.

Pelas dez e meia da manhã, as entidades deslocam-se ao Convento de São Francisco, junto ao Cemitério de Elvas para prestar homenagem junto do Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, falecido na Batalha.

A Praça da República acolhe as cerimónias militares e militarizadas, às 11 horas, com as honras militares, a descrição histórica da Batalha e apresentação de discurso do Presidente da Câmara de Elvas, sendo seguindo ao meio dia do desfile das Forças em Parada, da Praça até à Rua da Cadeia.

O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho preside ao Te Deum de Acção de Graças na Igreja da Sé, às seis da tarde, com a participação do Coro Beato Aleixo Delgado.

A Orquestra Ligeira do Exército apresenta-se em concerto, no Cine-Teatro Municipal, às 21.30h.

Ainda no dia 14 de janeiro são comemorados os aniversários de duas coletividades elvenses. O 141º aniversário do popular Grémio, Centro Artístico Elvense, às três da tarde e os 64 anos da Banda 14 de Janeiro, a partir das sete da tarde, na sede, na Rua Sá da Bandeira, com a habitual feijoada.

O Art Fest Patrimónios continua quinta-feira, dia 17, pelas seis da tarde, com a inauguração na Praça da República, na Casa da Cultura da exposição de fotografia “Alentejos”.

Já no sábado seguinte dia 19, pelas nove e meia da noite, no Cine-Teatro Municipal de Elvas realiza-se o concerto com Joana Gonçalves & The Soul System.

A manhã de domingo, dia 20 de janeiro, acolhe às 10 horas a 15ª Caminhada das Linhas de Elvas e às 11horas a 27ª Corrida das Linhas de Elvas, ambas com saída do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas e chegada no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas.

Na semana seguinte, no dia 25 de janeiro, sexta-feira, realiza-se a conferência da Dra. Rosabela Afonso, sob o tema “Adelaide Cabete, um exemplo de cidadania”, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, a partir das seis da tarde.

Também nessa sexta-feira, dia 25 se vai realizar a homenagem ao elvense “João Goes: 86 anos de Arte”, com vários artistas convidados, no Cine-Teatro Municipal, pelas 21.30 horas.

No dia 26 de janeiro, sábado, o Cine-Teatro Municipal, a partir das 21.30 horas, recebe o espetáculo “Travessias – o fado e a lusofonia”.

O programa chega ao fim no 31 de janeiro, último dia da exposição “Presépios” da coleção particular de Alice Nabeiro, no Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro.