Cinco mortos e 429 acidentes em dois dias

A Operação Ano Novo começou sexta-feira dia 28, nas estradas portuguesas. Só nas primeiras 48 horas da operação, que se prolonga até quarta-feira, 2 de janeiro, a GNR já registou 429 acidentes, dos quais resultaram cinco vítimas mortais em Alfeizerão (distrito de Leiria), Estarreja (Aveiro), Montalegre (Vila Real), Penela (Coimbra) e Vila Verde (Braga).

Nesta operação foram fiscalizados 15 mil condutores e, das 4154 contraordenações rodoviárias detetadas destacam-se: 1400 condutores em excesso de velocidade; 220 em viaturas sem inspeção periódica obrigatória; 107 sem cinto de segurança; 197 a conduzir sob efeito de álcool e, destes, 75 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l; 55 sem carta de condução; 179 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança ou sistema de retenção para crianças; 154 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; 124 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; e 109 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Caso vá conduzir nos próximos dias, a Rádio ELVAS deseja–lhe uma boa viagem e aconselha uma condução segura, com paragens de duas em duas horas.