14 municípios do Alentejo assinam contratos do Programa BEM

Catorze municípios do Alentejo assinam hoje (sexta-feira, dia 21), às 16.30 horas, contratos no âmbito do Programa BEM.

O montante global de investimento elegível tem o total de 3, 8 milhões de euros, numa comparticipação financeira contratualizada de 1,28 milhões de euros. O Programa Beneficiação de Equipamentos Municipais (BEM), destina-se à valorização de infraestruturas e equipamentos dos municípios do interior, nomeadamente desportivas, equipamentos de uso coletivo da população, remodelação de piscinas, centros de interpretação ou beneficiação de cineteatros e tem uma dotação global de 3,5 milhões de euros. É um programa que visa a celebração de contratos entre a Administração Central e as Autarquias, especificamente dedicado aos municípios do interior para beneficiação de equipamentos municipais e imóveis de interesse municipal.

O programa BEM tem ainda como objetivo, efetuar intervenções que valorizem o património cultural, e enquadra-se na estratégia definida no Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT).

A cerimónia decorre no salão nobre da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo. Vai ter a presença dos secretários de estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel e da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, da Diretora Geral da Direção Geral das Autarquias, Sónia Ramalhinho e do Presidente da CCDR Alentejo, Roberto Pereira Grilo.

Trinta e um projetos, de Municípios do Interior vão ser apoiados, sendo os contratos assinados entre a Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL), os Municípios e as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).