Forte da Graça comemora 3 anos de reabertura

O Forte da Graça comemora hoje o terceiro aniversário da reabertura e, para assinalar a data, as entradas vão ser gratuitas para todos os visitantes.

Os trabalhos do Forte da Graça iniciaram-se em 1763, estendendo-se até ao reinado de Dona Maria I que inaugurou a obra em 1792, com o nome de Forte Conde de Lippe, militar que havia proposto a sua construção e que comandou o Exército português entre 1762 e 1764.

Em 1763 foram precisos quase 30 anos, seis mil homens, quatro mil animais e 120 mil moedas de ouro para a renovação.

O Forte da Graça, oficialmente denominado como Forte Conde de Lippe, foi abandonado pelos militares na década de 80 do seculo passado entrando numa fase de profunda degradação.

Após a sua cedência à Câmara Municipal de Elvas iniciaram-se as obras de restauro, que duraram 11 meses, utilizando 220 trabalhadores a tempo inteiro e 6,1 milhões de euros de investimento para o restaurar e reabilitar a tempo de no dia 27 de novembro de 2015, reabrir as suas portas ao público, com a presença do Presidente da República à data Aníbal Cavaco Silva.

O Forte é considerado como uma joia da arquitetura militar sendo objeto de estudo internacional pelos estudiosos da matéria

Pode visitar o Forte da Graça a partir das 10 horas da manhã.