“Roteiros Gráficos” abre segundo dia do Festival Traço (c/fotos)

No âmbito do Festival Traço, decorreu esta sexta-feira, dia 5 de outubro, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas,  a sessão intitulada “Roteiros Gráficos”. Uma palestra onde se falou de viagens ilustradas em cadernos de viagem.

Charo Suelves, sketcher espanhola e responsável por esta palestra, refere que gosta de desenhar os roteiros  portugueses. A ilustradora espanhola gosta da zona alentejana, principalmente da gastronomia e do cuidado com o património. Charo Suelves tem dificuldade em escolher um desenho preferido, mas acaba por eleger a Ria Formosa e a zona do Porto como sítios especiais.

Júlio César foi um dos espetadores da palestra e considera que iniciativas como o Festival Traço trazem mais riqueza cultural à cidade.

O programa para hoje, dia 6 de outubro, conta com uma palestra por Pedro Lavado sobre Geometria e Simbologia, na cafetaria do MACE, pelas 10horas.

Um hora depois há desenho e arquitetura com Gonçalo Pereira Pinhiero, no MACE e ao meio dia uma palestra intitulada “Brasões de Elvas”, por Júlio César, no mesmo local.

À tarde, pelas 14h30 há encontro de urban scketchers no Centro Histórico de Elvas. Às 17h há palestra com Angel Martin, “Carpinteria de Lazo”, a realizar no Paiol.

Encerra o programa pelas 21h30 um “concerto desenhado”, com José Mateus, no Castelo de Elvas.