Operação Censos Sénior 2018 da GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, durante o mês de outubro em todo o território nacional, a edição deste ano da operação Censos Sénior. A iniciativa visa identificar a população idosa que vive sozinha e/ou isolada, com o objetivo de atualizar os registos das edições anteriores e identificar novas situações.

São realizadas ações de sensibilização, para que a população adote comportamentos de segurança, que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes. Os militares da GNR vão divulgar conselhos de segurança, nomeadamente, situações de violência, burla, conto do vigário, furto em residências e ainda prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool.

Os militares fazem também a divulgação dos programas “Apoio 65 – Idosos em Segurança” e “Residência Segura”, que permitem recolher os elementos necessários para a elaboração do mapa da região, com a localização georreferenciada de todas as residências aderentes ao projeto.

Na Operação “Censos Sénior 2018”, foram sinalizados 45.516 idosos dos quais:

  • 28.279 vivem sozinhos;
  • 5124 vivem isolados;
  • 3523 vivem sozinhos e isolados;
  • 8592 não se enquadram nas situações anteriores, mas em situação de vulnerabilidade fruto de limitações físicas e/ou psicológicas.