A sessão de constituição do Conselho Plenário da Eurocidade Badajoz – Elvas – Campo Maior realizou-se hoje nas Casas Consistoriales do Ayuntamiento de Badajoz, localizadas na Plaza Alta da cidade.
O órgão máximo da Eurocidade “é composto por representantes das três cidades, havendo sempre a hipótese de chamarmos até nós representantes de outras entidades para abordar determinado assuntos”, referiu Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas
Para Francisco Fragoso, alcaide de Badajoz, hoje “é um dia histórico para Badajoz e para o Alentejo”.
Ricardo Pinheiro, Presidente do município de Campo Maior, refere que “quando se fala da parte industrial e de desenvolvimento económico a vila tem uma palavra a dizer”.
No âmbito do projeto EUROBEC, os três municípios pretendem dar os primeiros passos na construção da Eurocidade em três áreas fundamentais: governação da Eurocidade, visão estratégica sustentável e, por último, ações para a abertura e participação no projeto da eurocidadania, para que os cidadãos se sintam parte da Eurocidade.
O EUROBEC conta com um orçamento de 968.500 euros: 723.000 pelo Ayuntamiento de Badajoz, 134.500 da Câmara Municipal de Elvas e 111.000 da Câmara Municipal de Campo Maior.