Feira do Chocalho em Alcáçovas

Adiafa, Miguel Araújo e Cuca Roseta são os cabeças de cartaz da Feira do Chocalho 2018. Evento que decorre de 20 a 22 de julho na vila de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo.

O certame conta com a participação de cerca de meia centena de expositores e destaca, este ano, uma das manifestações nacionais de Património Cultural Imaterial inscritas na Unesco, o fado, num ciclo temático que dá também relevo, nos próximos anos, a outros valores patrimoniais da Unesco como a dieta mediterrânica, o cante alentejano e o fabrico de chocalhos, entre outras.

Os Adiafa sobem ao palco sexta-feira, dia 20, num espetáculo que conta com os grupos corais de Alcáçovas e está integrado no projeto Tradições Ibéricas do projeto “Alentejo em Cena”. Dia 21 e 22 é a vez de subirem ao palco, respetivamente Miguel Araújo um dos nomes do momento da música portuguesa destacando-se como compositor, letrista, cantor e músico, e Cuca Roseta, a fadista que lançou já este ano um novo álbum de seu nome “Luz”, este último espetáculo também inserido no “Alentejo em Cena”.

O programa da Feira do Chocalho 2018 abarca ainda em termos musicais, animação com Os Chocalheiros de Ficalho, Raiz, U.M.M., André Manços e M-PEX. Destaque ainda para o desfile com o Caretos de Podence, integrado no “Alentejo em Cena”.

Uma das novidades do certame é a Mostra Agropecuária com exposição de animais (ovinos, bovinos, caprinos e equinos) que terá demonstrações ao vivo do fabrico do chocalho e de tecelagem. O mesmo espaço acolher o III Concurso Regional de Alcáçovas do Rafeiro Alentejano, organizado pela Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo.

A Feira do Chocalho 2018 é organizada pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, em parceria com várias associações e entidades locais.