A Estrada Nacional (EN) 4, antiga estrada Real, entre Montijo e Pègões, esteve durante quase um ano em trabalhos de requalificação do novo piso.
As obras, no valor de 3,6 milhões de euros, reabilitaram cerca de 26 quilómetros, que são percorridos diariamente por milhares de veículos, muitos dos quais pesados de mercadorias. O piso estava degradado há anos e o troço da EN4 entre Montijo e Pegões era considerado um dos mais perigosos no distrito de Setúbal, com bermas perigosas e piso levantado pelas raízes das árvores centenárias que bordejam a antiga estrada Real.
O troço conta agora com um piso novo, sinalização nova e mais equipamentos de segurança.
A conclusão das obras foi ontem assinalada numa cerimónia oficial na Junta de Freguesia da União das Freguesias de Pègões, em Santo Isidro de Pègões, com a presença de autarcas, governo e responsáveis da Infraestruturas de Portugal (IP).
De acordo com a IP, a obra, que durou quase um ano, envolveu a “repavimentação de todo o troço, a substituição e readequação da sinalização horizontal e vertical e a colocação de novos equipamentos de segurança”.
Foram instalados dispositivos de proteção para motociclistas e melhorado o sistema de drenagem. O estado de degradação da estrada motivou vários protestos nos últimos anos, como em março de 2017, com uma marcha lenta que juntou duas centenas de agricultores.
A EN4 serve vários concelhos do distrito de Setúbal, sendo um dos principais elos de ligação com as zonas mais rurais. A EN4 liga o Montijo à fronteira do Caia (Elvas), numa extensão de 175 quilómetros, atravessando os concelhos de Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Arraiolos, Estremoz, Borba e Elvas.