Marcos Tenório Bastinhas cumpre dez anos de alternativa

MMarcos_15abr11.jpgarcos  Tenório Bastinhas cumpre hoje, terça-feira dia 10, dez anos de alternativa.

Na Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa, na noite de 10 de julho de 2008, o cavaleiro elvense recebeu a alternativa de seu pai, o maestro Joaquim Bastinhas, numa corrida onde a Rádio ELVAS realizou a transmissão em direto.

Marcos tem granjeado destaque ao longo das  temporadas tauromáquicas portuguesas, com passagens por Espanha, Venezuela, Estados Unidos e França.

Toureou na prestigiada “Feria Del Sol”, em Mérida, na Venezuela, onde em 2010 conquistou o prémio para o melhor lide a cavalo.

Marcos Tenório, Marcos Bastinhas ou Bastinhas Júnior, como o publico o apelida, tem vindo a traçar uma interessante carreira, sempre em crescendo.

Filho do maestro Joaquim Bastinhas, começou a montar por volta dos cinco anos de idade e, com o passar dos dias, foi nascendo em si a vontade e a ideia de seguir as pisadas de seu pai nas arenas. Frequentou, em Elvas, o Colégio Luso-Britânico e a Escola Secundária D. Sancho II e, mais tarde, matriculou-se no SMEFED, tendo concluído em Mafra o curso de Monitor de Equitação.

Debutou em público no dia  3 de Junho de 2000,  na praça de toiros da Terrugem, num espetáculo que também marcou a apresentação em praça do Grupo de Forcados Académicos de Elvas, do qual seu irmão Ivan Nabeiro, foi o primeiro cabo.

A 26 de Julho 2005, prestou prova para cavaleiro praticante em Loures, integrando um importando cartel, alternando com seu pai e Rui Salvador, Luís Rouxinol, João Cerejo, Sónia Matias e Gilberto Filipe, numa tarde em que se lidaram toiros de José Salvador.

Na noite de 10 de Julho de 2008, com a lotação da praça de toiros do Campo Pequeno esgotada, com transmissão na TV e na Rádio ELVAS, recebeu a alternativa, tendo como padrinho seu pai, testemunhada pelos cavaleiros Paulo Caetano e João Moura Caetano.