Portalegre com 5 meios aéreos no combate a incêndios

O nível quatro de combate a incêndios entrou em vigor no início deste mês caracterizando-se como a fase que mais meios mobiliza e que “decorre até dia 30 de setembro”, de acordo com Tiago Bugio, comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas.

Este ano, os meios aéreos vão ser tripulados pelo Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR”, sublinhou o comandante.

Até dia 30 de Setembro, o distrito de Portalegre conta com cinco meios aéreos, 23 equipas compostas por cerca de 100 bombeiros, 36 militares e seis veículos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR e quatro equipas de intervenção permanente.

Já o Distrito de Évora vai continuar com um meio aéreo de combate a incêndios durante os meses de Julho, Agosto e Setembro, a fase mais critica no combate a incêndios.

De acordo com José Ribeiro, comandante do CDOS de Évora, “o distrito beneficia também dos meios aéreos que estão nos distritos adjacentes”.

A nível nacional, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) conta com um total de 10 767 operacionais e 55 meios aéreos.

Também é reforçada a Rede Nacional de Postos de Vigia vai ser reforçada com a entrada em funcionamento da rede secundária com 230 postos de vigia e 920 vigilantes das florestas.