A APARSIN (Associação Portuguesa de Apoio e Reabilitação de Intervenção Neurológica) apresentou esta manhã, 20 de Junho, o projeto Neurolab Capacitar.
Neurolab Capacitar baseia-se numa unidade móvel que, durante os meses de Junho a Outubro, vai passar por sete concelhos a dar formação a cuidadores de idosos, nas doenças neurológicas.
Raquel Guerra, presidente da APARSIN, refere que o projeto vai funcionar em cada mês num município, em sessões formativas e informativas.
Em junho e julho, a unidade vai estar em Borba. Julho passa pelo concelho de Monforte. A Elvas a unidade chega em agosto e em setembro segue para os municípios de Campo Maior e e Sousel. No mês de outubro, o Neurolab chega a Alandroal e a outro município ainda a definir.
As sessões estão divididas em cinco partes: ‘O que é uma Doença Neurológica?’; ‘Adaptar o espaço Domiciliar’; ‘Mobilidade’; ‘Alimentação e Linguagem’ e ‘Gestão da área emocional’.
A APARSIN espera com este projecto diminuir a falta de informação dos cuidadores na região.
O projeto Neurolab Capacitar conta com a parceria dos municípios visados, com a Associação Coração Delta e co-financiado pelo Instituto Nacional de Reabilitação.
Oiça as declarações nos noticiários