Marchas Populares em Avis

Do Largo do Convento em Avis, partem esta sexta-feira, 15 de Junho (21h30) o Desfile de Marchas Populares.

A edição de 2018 é desenvolvida com base no Projeto criado pelas Ludotecas Municipais ‘Festas, modas e cantigas do Concelho de Avis’.

As várias freguesias apresentam temas diferentes: “A boda, a tradição e a festa”, em Avis, uma evocação da cerimónia da festa da família, “Há festa popular”, em Alcórrego, que aqui apresenta algumas das tradições regionais, rituais religiosos, comidas, músicas, danças e trajes típicos, “Acordeonistas de Aldeia Velha”, numa homenagem aos acordeonistas “da Terra”, o “Baile da Pinha”, uma tradição em Benavila, “Os namoricos à janela”, a enaltecer o namoro como a “Arte de fazer entendimentos”, em Valongo, a “Feira de Ervedal”, o grande momento anual de diversão na Freguesia, com carroceis, barracas de tiro, “matrecos”, “poço da morte”, circo e o cinema “Araújo”, e, por último, “O dia 3 de maio – dia da Santa Cruz”, em Figueira e Barros, a marcar a tradição de ornamentar o Cruzeiro de Santa Cruz com Capelas e Cordões feitos de rosas e malmequeres amarelos, serão pois, as temáticas presentes neste evento que objetiva dar mais representatividade à vida da comunidade local, apresentando-se como um meio para atrair mais visitantes.

Seguem-se os festejos por todo o Concelho. A 16 de junho em Valongo, a 22, em Figueira e Barros, a 23, em Alcórrego, a 24, junto ao Lar da Santa Casa da Misericórdia, em Avis, a 29, em Benavila, e a 30, em Ervedal. A Casa do Benfica em Avis apresentará a sua Marcha, no dia 6 de julho, e Aldeia Velha, a 7 de julho. Em Maranhão, o colorido, a alegria, a imaginação e o espírito popular vai sair à rua, no dia 14 de julho, a encerrar os festejos dos santos populares 2018.

Share on FacebookTweet about this on Twitter