18 milhões de toneladas de plástico por ano nos oceanos

O Dia Mundial dos Oceanos assinala-se hoje, 8 de junho. Todos os anos, 18 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos. Este número representa cerca de 34 toneladas lançadas nos mares em cada minuto.

Esta comemoração surgiu para alertar para  a importância dos oceanos nas condições climatéricas, como um elemento essencial da biosfera, e sobretudo para a sua preservação.

O aumento do consumo de plástico é um problema preocupante quando se fala em questões ambientais. Este material, que permanece entre 50 e 200 anos na natureza, acaba por ir parar aos oceanos, onde se fragmenta em pequenos pedaços ingeridos por animais que acabam por morrer com a sua ingestão ou que contaminam a alimentação dos consumidores.

O Governo português admite introduzir incentivos fiscais ou taxas para estimular a mudança de comportamentos dos portugueses e reduzir o consumo de plástico. Hoje, sexta-feira,  são apresentados os resultados do grupo de trabalho sobre plásticos, numa cerimónia que conta com a presença de um representante da Comissão Europeia, onde serão debatidas propostas para limitar os plásticos de utilização única ou a substituição dos plásticos por outros materiais.