Entre fins-de-semana, férias, feriados e pontes, os portugueses vão ficar em casa, este ano, até 139 dias.
O ano de 2018 traz 13 feriados, dez deles durante a semana, três fins-de-semana prolongados e outras quatro possibilidades de ponte.
O ano arrancou logo com boas notícias. O primeiro dia de janeiro, à segunda-feira, marcou também o primeiro fim-de-semana prolongado. Algo que só se vem a repetir quase três meses depois, com a Sexta-Feira Santa, a 30 de março. Dois dias mais tarde, a 1 de abril, chegou a Páscoa – como sempre, ao domingo.
Ainda em abril, o Dia da Liberdade celebrou-se a uma quarta-feira. Maio abriu com feriado à terça-feira: o Dia do Trabalhador foi a primeira ponte do ano.
A fechar este mês de maio, o cenário repete-se, com o Corpo de Deus, sempre à quinta-feira, a deixar a hipótese de mais um fim-de-semana de quatro dias.
Em junho, o dia de Portugal coincide com um domingo e, durante o verão, a 15 de agosto, a Assunção de Nossa Senhora, a uma quarta-feira, aqui fica uma ideia: tire os dias 16 e 17, quinta e sexta-feira e vai ter 5 dias de férias. Algo que se vai repetir a 5 de outubro, a uma sexta-feira.
No mês seguinte, o 1º de novembro assinala-se a uma quinta-feira e deixa em aberto mais um fim-de-semana de quatro dias. O arranque de dezembro traz notícias menos animadoras: os dias 1 e 8 serão ao sábado. Já no que toca ao Natal, celebra-se a uma terça-feira – a última ponte de 2018.