O festival Terras Sem Sombra passa este fim-de-semana por Elvas.
A festividade mistura música barroca com iniciativas de biodiversidade e está pela primeira vez no Alto Alentejo.
Na tarde de sábado, dia 19 às 15 horas, há uma visita guiada ao Forte da Graça, monumento classificado pela UNESCO como Património Mundial. A visita é guiada pelos técnicos de património Margarida Ribeiro e Rui Jesuíno.
Às 21.30 horas, há concerto na Sé de Elvas através de um dos principais agrupamentos de música antiga de Espanha, Clarines de Batalla. Um conjunto de peças dos finais do séc. XVII e dos princípios do séc. XVIII, escritas para trombetas naturais como para trombetas de órgãos e acompanhadas por percussões históricas.
A manhã de domingo, dia 20, é dedicada, pelo Terras Sem Sombra, à agricultura de conservação. Um conjunto de práticas que permitem o maneio do solo agrícola com a menor alteração possível da sua composição e estrutura e são de grande importância para a defesa da biodiversidade, na Herdade do Melinho, na freguesia de Nossa Senhora da Expectação, no concelho de Campo Maior. A visita é orientada por Gabriela Cruz, engenheira agrónoma, e pelos geólogos Rui Dias e Isabel Machado. A partida faz-se em Elvas, às 9.30 horas, tendo como ponto de encontro a Igreja da Nazaré, no Viaduto.