Elvas vai contar com laboratório de inovação agrícola

Um laboratório colaborativo de inovação agrícola vai surgir nas instalações do Pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

Este espaço resulta de um protocolo assinado esta terça-feira, dia 15, entre o INIAV, a Câmara Municipal de Elvas e a Universidade Nova de Lisboa, no decorrer das comemorações do Dia do Agricultor.

Isabel Rocha, uma das responsáveis deste projeto, explica que “o laboratório visa desenvolver bio-pesticidas que possam substituir muitos dos pesticidas que estão a ser retirados do mercado”.

De acordo com Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, “vai ser feito um investimento de cerca de dois milhões e meio de euros” para a instalação deste laboratório.

O presidente considera muito positivo o trabalho desenvolvido pelo INIAV: “não nos podemos esquecer que diariamente temos nas nossas mesas produtos produzidos no INIAV, como é o caso do grão-de-bico”.

Benvindo Maçãs, diretor do INIAV de Elvas, fala-nos sobre os dois grandes focos da edição deste ano do Dia do Agricultor: “a apresentação da Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais, a assinatura do protocolo para a instalação do laboratório e, a terminar, a apresentação das novidades de espécies produzidas na Estação de Melhoramento de Plantas”.

A terminar, foi apresentada a Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais.

Trata-se de uma estratégia “de médio e longo prazo que pretende inverter uma situação desadequada em relação ao setor dos cereais”, de acordo com o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.

As comemorações do Dia do Agricultor decorreram no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas.

Share on FacebookTweet about this on Twitter