A CERSUL – Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul organizou, nesta terça-feira 8 de maio, um ‘Dia de Campo’: uma visita aos terrenos agrícolas, onde este ano o foco esteve nos cereais biológicos.
Na Herdade Monte do Campo, forma instalados cinco hectares de campos de ensaio de trigo mole, trigo duro, cevada e aveia.
José Maria Falcão, administrador da CERSUL, falou à Rádio ELVAS sobre a necessidade de apostar na cultura biológica. “Há uma procura muito grande a nível europeu de culturas mais saudáveis, através de faixas etárias com poder de compra”, disse.
José Maria Falcão assume que os produtos biológicos “são mais rentáveis, pois têm mais procura”. Perto de meia centenas de agricultores participaram nesta iniciativa, chegaram de Espanha, zona centro e Sul. Na sala de conferência muitos tiveram de ficar de pé. O que para José Maria Falcão mostra a importância da CERSUL neste ramo.
“A CERSUL começa a ser cada vez mais um ponto de encontro de tecnologias e demonstração. Toda a gente quer vir, pois sentem que aqui há profissionalismo e outros valores”, indicou.
Na conferência estiveram presentes especialistas de França da ARVALIS – Institute de l’ Agriculture Biologique Francaise, de investigadores do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), de Elvas, que estão a desenvolver novas variedades de cereais resistentes à seca, pragas e doenças, e também de investigadores da Escola Superior Agrária de Elvas.